Não faz muito tempo que a saia lápis era uma das peças principais para looks de trabalho casuais. É, mais esse tempo passou, e hoje a mulherada está usando e abusando dela sem medo nenhum de ser feliz. Ela é uma peça super versátil, que a partir do look que você montar você pode usar em vários momentos, como no trabalho, em um passeio no shopping, uma festa ou um jantar que deixa seu look super elegante e chique, é claro tudo depende de como você compõe seu look. 

Onde encontro essas belezuras? Renner, Posthaus, Dafiti.

Alguns meses atrás eu estava lendo alguns blogs, e eu vi em um deles uma postagem sobre as saias lápis, e lá me deparei com algo do tipo: Se você está acima do peso ou tem o culote muito grande fuja dessa saia. Ok, sabemos que realmente marca, dependendo da peça de cima que colocar e também do tecido da saia, da cor ou estampa. Mas, na minha opinião nós que estamos acima do peso ou até mesmo as mais magrinhas não devemos nos apegar em coisas do tipo, pois sempre vai ter algo que vão dizer que algo não dá certo para nós, como top cropped, saia longa para as baixinhas, mas a minha opinião sobre isso é que se você colocar uma saia lápis e um top cropped e se sentir bem desta forma tudo bem, o look foi feito para você, se não, tudo bem também, não tem problema nenhum, aí sim você não deve usar.

Dicas para saia de lápis:
  • Se você é baixinha, é legal usar um salto alto, irá te alongar visualmente, e para melhorar ainda mais use um salto na cor nude.
  • Não tenha medo de incluir estampas no seu look, pode ser na saia ou até mesmo na parte de cima, e nunca se esqueça, jeans, branco e preto nunca erra. 
  • Cropped + saia lápis = conjuntinho mais lindo da vida, não tem como não amar, fica incrível, e você pode sofisticar o look com peças como um cropped bordado ou de crochê. 
  • Para um look mais street style você pode apostar em uma saia destroyed.
  • Use uma saia lápis no limite ou um pouco acima do joelho com um tênis, seu look irá ficar despojado e descontraído. 
  • Não exagere nas estampas, para usar um mix de estampas e arrasar você precisar ter um certo cuidado com isso, e muito estilo, pois a capacidade de não dar certo e não ficar muito bom é muito grande.
  • Os sapatos que dão super certo: Scarpin, sandálias de salto alto, botinhas e tênis, bom na verdade a saia da certo com quase todos os sapatos, na minha opinião o que não dá muito certo são com as sapatilhas sendo as arredondadas, e as de bico.
  • Altas: Modelos midi e blusas por dentro da saia.  
  • Baixinhas: Modelo na altura do joelho e um salto alto nude, blusa por fora da saia. 
  • Quadril largo: Modelos mais retos e cores mais escuras, estampas com miúdas.
  • Quadril estreito: Estampas maiores e de cores mais claras.