Você precisa de ajuda?

6 de agosto de 2016

Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo? Você sabia que um dia uma dessas pessoas podem ser alguém que você ama? Você sabia que muitas vezes podemos ser o motivo dessa decisão? Você sabia que de alguma forma nós podemos mudar isso? As vezes é um abraço, uma palavra amiga, um sorriso, ou até mesmo um: Vai ficar tudo bem, não se desespere. Com certeza no fim dessa postagem mais pessoas se suicidaram. 
registramos-dentro-de-nos
Não, a depressão não é frescura, como nenhuma outra doença psicológica, e sim, ela mata. Ela não é só uma dor psicológica, mas também física. Jovens tiram suas vidas sem ao menos ter começado elas, e porque? Porque cometemos bullying ou nos calamos quando presenciamos a agressão. Porque ainda existe o racismo, homofobia, maldade do coração das pessoas. Porque somos pessoas egocêntricas que não olhamos para a pessoa que está do nosso lado, só pensamos em nós mesmos, e se estamos bem, tudo bem. Porque nós preferimos derrubar uma pessoa ao invés de estender as mãos a ela. Muitas vezes sabemos ou desconfiamos que alguém passa por algo muito ruim e não ajudamos. Não nos custa nada estendermos a mão a alguém que precisa muito, e de alguma forma bem egoísta negamos isso. Muitas vezes os pais dentro de casa não enxergam seus próprios filhos e não conseguem ver o que está se passando com eles. 
Não quero dizer que é culpa nossa, estou querendo dizer que podemos evitar isso, ou pelo menos tentar de alguma forma não deixar isso acontecer, mas muitas vezes pela nossa ignorância não evitamos. Nos seres humanos somos completos idiotas que só aprendemos a dar valor quando perdemos. Para e pensa, poderia ser seu parceiro(a), filhos, algum dos seus amigos, sua mãe ou seu pai, poderia ser qualquer um que você ama, você não iria querer fazer de tudo para fazer a pessoa mudar de ideia? 
Se você que está lendo essa postagem e estiver com sintomas de depressão ou qualquer outra doença psicológica, (Alguns sintomas da depressão são: ansiedade, culpa, tristeza, falta de prazer, agitação, irritabilidade, fadiga, ganho ou perca de peso, insônia, choro excessivo, solidão, isolamento social, lentidão, falta de apetite e pensamentos suicidas como falei são somente alguns procure ajuda, fale o que você está sentindo. E saiba que você não está sozinho, saiba que eu estou com você e não somente eu, e que mesmo que não pareça se você aguentar firme, um dia próximo você irá olhar para trás e vai ver que foi somente um momento ruim da sua vida e que isso serviu somente pra lhe fortalecer, você irá conseguir sair do fundo do poço, e vai ajudar outras pessoas a saírem dele também. Mas pra isso acontecer você precisa acreditar em você, acreditar na sua força e ter vontade de viver, saber que essa doença não é sua, e que isso um dia vai acabar.
Eu já tenho depressão, e eu já senti a dor de diversas maneiras, eu já pensei que eu estava enlouquecendo, eu já senti cada sintomas da depressão e da síndrome do panico, já entrei em desespero e afastei as pessoas de mim, e também me afastei de algumas, eu não conseguia ver um fim pra isso a não ser a morte, eu me sentia completamente sozinha, eu sentia que todo mundo me olhava com olhares de deboche ou pena, pensava que todos estavam contra mim, a dor física sempre esteve comigo, cada parte do meu corpo doía, e tudo que parecia ser fácil de se fazer, se tornou praticamente impossível, eu não tinha mais forças pra levantar da cama e muito menos pra enfrentar o mundo, o mundo ficou cinza e não era frescura, e sim a depressão. O segredo para a cura é pedir ajuda, estar perto de pessoas que te fazem bem, fazer o que te faz feliz, a cura é o amor, o amor próprio, em Deus, e na vida. 
Procure um bom psicologo, ele irá te entender, irá te mostrar um caminho e te ajudar a chegar lá, se for precise procure um psiquiatra também, e não ligue se disserem que você está louco, louco são aqueles que não procuram ajuda. Geralmente os psicólogos indicam o paciente a fazer teatro, o porque? Porque é maravilhoso, e acredite nas aulas você irá até esquecer da sua dor, e claro, vai encontrar pessoas maravilhosas. Se conecte á Deus, Ele é a pessoa que mais te ama e que mais te entende, tenha fé nele, Ele está com você. Esteja perto de pessoas que te fazem bem, amigos, familiares, quem for, mantenha essas pessoas por perto. Crie um blog onde você possa desabafar e claro, ajudar as pessoas que passam pelo que você passou ou está passando. Faça a diferença, seja a melhor pessoa que você possa ser, seja voluntario se sua idade e tempo permitir, cuide das pessoas que ama, vá visitar quem não te visita, não guarde magoas, e aprenda a não ligar para algumas coisas que as pessoas fazem (Eles não sabem o que fazem). Encontre algo que te faça feliz, talvez um curso, uma faculdade, voluntariado. Acredite, independente de como você está, de como sua saúde mental se encontra, você pode sim melhorar, mas isso depende de você, é você quem decide se você quer ou não melhorar, e se você está disposto a lutar por isso, e olha, a luta pra sair do fundo do poço pode ser grande, mas a cada vitória é gratificante.
Não se sinta sozinho nunca, em alguns momentos pode até parecer, mas você não está, sempre há alguém disposto a te ajudar, a te estender uma mão quando você precisar, acredite no bem, e no amor das pessoas pela sua vida, porque acredite, existem pessoas que te amam, e que não querem te perder de jeito nenhum. Alguns vão pisar em você e não vão ligar se você está bem ou não, mas você precisa ignorar esse tipo de pessoa, e entender que elas não agregam nada a sua vida, e olha pode acreditar em mim, elas são completamente vazias, e precisam de ajuda tanto quanto você, se não mais, mas elas não querem reconhecer isso. Bom, eu ainda estou em tratamento, e já me sinto bem melhor, o mundo está começando a ganhar cor. Espero que seu mundo seja sempre colorido e cheio de amor, que Deus te abençoe e que você possa ser feliz, e encontrar a paz. Não sei se vocês conhecem, mas existe sites que estão prontos a te ajudarem quando você estiver precisando conversar, querendo tirar sua própria vida ou se machucar, é O Centro de Valorização da Vida CVV , e o Sociedade de Amigos da Vida. Ambos tem chat online, e O CVV tem postos em várias regiões do País. 

2 comentários

  1. A depressão é mais complexa e séria do que parece. Sofri por n situações negativas na minha vida como bullyng, convivência com pessoas negativas e tal, mas é algo que eu não tenho controle e que muitas vezes é "causada por mim mesma" e geneticamente não sei me livrar, minha mãe também sofre com isso. Fazer teatro e o blog são uma válvula de escape e tanto.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa sensação de estar sozinho, de solidão, de querer alguém conosco e não ter, é péssima. =(

    canaleusendoassim.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Mundo de Fany . Design by Fearne.